Existem várias técnicas para uma escovação eficiente, mas sem uma escova dental adequada nenhuma técnica será boa. Normalmente recomendamos escovas dentais com cerdas macias e arredondadas, para que durante a escovação esta não machuque a gengiva. Toda escova dental tem uma vida útil, que em média é de 3 meses.
Quando as cerdas das escovas começam a abrir é sinal que está na hora de trocar a escova. Este tempo depende da frequência e da força aplicada durante as escovações. Veja abaixo duas escovas, a de baixo deve ser trocada, pois sua eficiência é quase nula.
Pacientes com retrações gengivais devem preferir escovas de cerdas macias e cabos mais flexíveis, para que a força da escovação não agrida os dentes e as gengivas. Peça maiores orientações ao seu dentista.
Para uma escovação correta inicie sempre por um dos últimos dentes da maxila (dente superior) e vá escovando todos os dentes superiores, passe para um dos últimos dentes inferiores e escove até o último dente do lado oposto.
Escove primeiro a frente deste dentes, colocando a escova com as cerdas em um ângulo de 45 graus e relação à gengiva, e faça movimentos curtos de cima para baixo,
tentando remover resíduos debaixo da gengiva. Faça isso de modo que a escova limpe um grupo de dois dentes de cada vez.
Em seguida escove a parte dos dentes posteriores que você mastiga (cúspides) com movimentos de vai-e-vem. Vá para a parte de traz dos dentes, incline a escova e faça movimentos de vai e vem. Termine escovando a língua e a parte interna das bochechas (veja no tópico Higiene da Língua como proceder). Repita o mesmo procedimento nos dentes inferiores (mandíbula), só que agora fazendo movimentos de baixo para cima, na parte da frente dos dentes, para remover os resíduos debaixo da gengiva. Nas demais partes dos dentes os movimentos são iguais aos usados na maxila.</br>
Para uma escovação perfeita os espaços entre os dentes também devem ser limpos, já que é nesta região que temos o maior acúmulo de alimentos. Isto só é conseguido com o uso de fio dental ou escovas inter-dentais. Para o uso do fio dental devemos utilizar um pedaço do fio de cerca de 40cm, que deverá ser enrolado nos dedos médios deixando um pedaço livre entre eles. Apóie a porção livre do fio nos dedos indicadores para levar o fio entre os dentes e a gengiva. Limpe a porção do dente abaixo da gengiva com movimentos suaves.